terça-feira, 20 de novembro de 2007

Expressão da Música



Por vezes nem reparamos, mas a música está sempre presente nas nossas vidas. Quando cantamos, ouvimos rádio ou televisão, experimentamos um novo som instrumental ou até mesmo os sons banais do nosso dia- a- dia. Todos eles criam melodias que preenchem as nossas vidas. Mas será possível ir mais longe? Ver música? Usa-la para além da habitual música para ser ouvida num concerto ou na aparelhagem? Quais as maneiras de poder exprimir a música?



Começemos por tentar observa-la...





Pintura de Marc Chagall




Neste quadro de Chagall, está representada a música. Não a ouvimos, mas pela observação do quadro podemos senti-las através das cores, das feições do violinista e da a interpretação dos elementos do quadro.

Se pensarmos um pouco mais, a música é um bom extimulante da expressão corporal. Por isso, está sempre associada à dança.







Por outro lado, podemos apreciar a música num concerto, no teatro ou através de inumeras formas de espectáculo que estão, na maioria das vezes tão próximas de nós.



































Musicoterapia



Sabias que a música pode curar?

O musicoterapeuta utiliza a música para ajudar a tratar doenças. A sua técnica chama-se musicoterapia. Está provado que a música diminui a ansiedade, ajuda a resolver as perturbações do sono e acalma as dores e o stress, nomeadamente nas futuras mães. Pode também ser um meio de expressão para crianças autistas com perturbações de linguagem e que apresentem dificuldades de comunicação com os que a rodeiam. Desta forma, a musicoterapia permite a pessoas com dificuldades de comunicação exprimirem-se através da música.